Criatividade & Individualidade

Quando você ouve falar em criatividade o que vem a mente?  Uma amiga me respondeu uma vez " criatividade me lembra lápis de colorir". Hoje ao assistir este vídeo (abaixo) eu lembrei da resposta dela, da sulfite e do giz de cera, da sala da pré-escola onde eu expressava a minha imaginação em pedaços de papel. Era lá que as estórias fluíam livremente, a realidade se misturava com o fantasioso num mix que tinha nuvens que pareciam algodão doce, girafas roxas com pintas azuladas, uma cadeira era feita de cavalo e um varal com um lençol virava a tenda do Indiana Jones. 

O vídeo no começo pareceu pueril, primeiro me trouxe a sensação de algo meio bobo, mas, no decorrer das cenas foi ficando divertido e surgiu a curiosidade em saber pra onde o moço atrasado estava indo, pra onde ele corria? Pois é, quando menos esperava já estava totalmente envolvida com a animação, senti uma enorme vontade de reler o livro "O brincar e a realidade" de autoria do famoso psicanalista e pediatra inglês Winnicott onde ele relatava que o brincar na infância auxilia no desenvolvimento físico e psicológico, nas habilidades sociais, é repleto de significados e simbologias. Deste modo, essa ação permitirá que o potencial criativo venha a constituir a identidade, pois, a experiência criativa está vinculada ao sentimento genuíno de si próprio e do modo que se enxerga o mundo. Por isso, quando estamos envolvidos em uma ação criativa nos sentimos tão bem, havendo a sensação de liberdade neste movimento. Talvez essa sensação de excitação e bem-estar seja reflexo do nosso estado mais autêntico e espontâneo, traduzindo-se em felicidade.


"Ainda que não tenha autoconsciência e plena clareza de seus propósitos, o ser humano durante sua existência busca ser feliz e esta Felicidade parece depender da possibilidade de usufruir da capacidade de criar, construindo o Eu naquilo que o distingue do outro e o torna um ser singular" (Artigo: O brincar da criança: criatividade e saúde - Cleusa K. Sakamoto).

Referência Bibliográfica:
SAKAMOTO, Cleusa Kazue. O brincar da criança: criatividade e saúde. Bol. - Acad. Paul. Psicol.,  São Paulo,  v. 28,  n. 2, dez.  2008 

Comente com o Facebook:

2 comentários:

Anônimo disse...

Lápis de colorir, giz de cera, quadro negro..tudo que lembra nossa infância me traz a sensação que realmente as crianças que sabem das coisas! Muito bom o video e o post ;) Parabéns! Bjobjo
Carla Rodrigues

Ane Roses disse...

... onde será que ele ia? era a primeira pergunta que me fiz.... voltar pra sua morada...morada que é o inicio e o fim de tudo... morada fisica e morada interior....
belo texto Carlinha.